VI Workshop de Regulação, Avaliação da Conformidade, Certificação e Educação em Cibersegurança (WRAC+)


Apresentação

O Workshop de Regulação, Avaliação da Conformidade, Certificação e Educação em Cibersegurança (WRAC+) busca aproximar Academia, Governo e Indústria na discussão sobre como abordar a Segurança Cibernética em infraestruturas e aplicações críticas para o bem-estar da sociedade, além da importância do ensino de Segurança Cibernética na formação de profissionais a nível técnico e superior.

O WRAC+ tem enfoque nos avanços no estabelecimento de padrões e requisitos para equipamentos, sistemas e profissionais na área de segurança. Como verificar o atendimento a requisitos de segurança por equipamentos, sistemas e profissionais. Quais testes são mais eficazes para caracterizar o atendimento a tais requisitos. Quais esquemas de avaliação da conformidade são mais adequados a cada cenário. Como atestar a competência de profissionais e laboratórios para a realização de atividades de avaliação de segurança. Qual o papel das escolas técnicas e universidades na formação de profissionais da área. Quais os desafios enfrentados no ensino de Segurança Cibernética.

A sexta edição do WRAC+ voltará a ser realizada como evento satélite do Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg), e proporcionará um fórum no qual todos os profissionais envolvidos com as questões anteriores poderão interagir e discutir sobre as melhores práticas adotadas.

Tópicos de Interesse

O WRAC+ busca palestras curtas nos seguintes temas, mas não se restringem a eles:

  • Padrões e Avaliação da Conformidade
  • Gestão de Riscos e Aplicações a Infraestruturas Críticas
  • Avaliação da conformidade de produtos e processos
  • Acreditação de laboratórios de análise de segurança
  • Requisitos de Segurança
  • Análise e proteção de software
  • Avaliação de Segurança de Software
  • Avaliação de Segurança de Hardware
  • Ensino de Segurança Cibernética

Instruções aos Autores

As propostas de palestras curtas devem ser submetidas através de um resumo com até 2 (duas) páginas. Os textos podem ser escritos em português ou inglês; sua formatação deve seguir o modelo da SBC para publicação de artigos, disponível no portal da SBC A submissão de artigos será realizada exclusivamente em formato PDF, por meio do sistema JEMS da SBC.

Datas Importantes

Em breve

Comitê de Programa

Em breve

Comitê de Organização

Coordenação do VI WRAC+
Lucila Bento (Inmetro)

Coordenação Geral do SBSeg 2021
Roberto Samarone Araujo (UFPA)
Antônio Abelém (UFPA)

Coordenação CESeg
Michele Nogueira (UFMG)
Igor Moraes (UFF)


sbseg2021@ufpa.br

O SBSeg 2021 é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).